Matéria do dia

Rogério Alves: Somos a Porta da Justiça.

Rogério Alves Advogado Com a indefinição do entra e sai de Zé Vieira da prefeitura fiquei aguardando os acontecimentos para me manifes...

Publicidade

Governo firma cooperação técnica com 31 municípios para implantação do ‘Programa Avança’ para regularizar fluxo escolar


Governador Flávio Dino assinou termos de cooperação técnica com 31 municípios para implantação do ‘Programa Avança’. Foto:Karlos Geromy
Aumentar a taxa líquida de escolarização das redes públicas de ensino fundamental no Estado do Maranhão e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais dos municípios maranhenses. Com esse objetivo, o Governo do Maranhão firmou Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa de regularização de Fluxo Escolar (Avança) com gestores de 31 municípios maranhenses, nesta sexta feira (10).
Durante a solenidade realizada no auditório do Palácio dos Leões, 31 municípios maranhenses aderiram ao ‘Programa Avança’, com o intuito de receber ações de intervenção pedagógica para corrigir a defasagem idade-ano escolar de estudantes de suas redes municipais.
Em seu discurso, o governador Flávio Dino agradeceu a parceria dos municípios por se tratar de um programa de adesão voluntária, e enfatizou que a Seduc concretiza sua missão de cuidar não só das competências do Estado, mas também de coordenar, como determina a legislação, a ação das secretarias municipais. “Porque se trata de um sistema nacional de educação. Ninguém consegue melhorar a educação de modo solitário”, ressaltou.
O governador explicou que para corrigir um dos principais problemas educacionais do Maranhão é preciso dedicação da equipe estadual e prestígio dos professores municipais, que serão os principais protagonistas desse processo de correção de fluxo escolar. “Temos que dar conta dos desafios mais elementares, e, ao mesmo tempo, dos mais complexos. Temos uma reforma do ensino médio a implementar, temos que aumentar a população universitária que é a menor no país. Praticamente dobramos o número de bolsas de pós-graduação no nosso estado. De modo que nós temos um olhar para todas as dimensões do ensino”, enfatizou Flávio Dino, lembrando que nos municípios do ‘Mais IDH’ muitas escolas de taipa e barro estão sendo substituídas por estruturas de alvenaria.
Com a adesão ao ‘Avança’, os municípios receberão todo suporte pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no sentido de oferecer atividades de reforço escolar nos componentes curriculares Português e Matemática a estudantes que tenham dois ou mais anos de atraso escolar, matriculados no ensino fundamental regular das redes públicas municipais.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a Seduc tomou para si o papel de liderar a educação no estado e oferecer suporte nas mais diversas frentes aos municípios maranhenses. “Em nossos levantamentos, detectamos que quase 30℅ dos nossos alunos estão fora da idade regular para cada série. Isso reflete nos indicadores. Nosso objetivo é contribuir para que os municípios aumentem a taxa de escolarização, e, consequentemente, melhorem o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], entre outros indicadores. O Programa Avança é mais uma das ações que o governador Flávio Dino vem desenvolvendo em regime de colaboração com os municípios, por compreender que ninguém consegue fazer educação de maneira isolada, sem apoio”, destacou.
Para desenvolver as ações nestes municípios, a Seduc, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação, fará a seleção dos professores e capacitará esses profissionais para que sejam mediadores de intervenção pedagógica com os alunos das redes municipais. A Secretaria dará suporte com fornecimento de material de apoio didático aos estudantes, incentivo financeiro para professores participantes, orientação às Secretarias Municipais para organização das turmas de regularização de fluxo, além de realizar acompanhamento e monitoramento do programa, com a inserção de Articuladores Pedagógicos Municipais e Regionais.
Arquimedes Bacelar é prefeito de Afonso Cunha e fala da importância das constantes parcerias que o Governo do Estado tem realizado com os municípios maranhenses. “Nosso município hoje compõe o plano mais IDH e tem recebido diversas ações do Governo para contribuir com a melhoria de seus índices. E o ‘Avança’ chega neste momento para contribuir, para que possamos acabar com esta disparidade entre a idade e a série dos alunos. Esse tipo de parceria é fundamental para que os municípios possam mudar a realidade de pobreza e baixos indicadores sociais”, ressaltou.
O município de Conceição do Lago Açu também integra o Plano ‘Mais IDH’, que tem desenvolvido ações em diversas frentes em 30 municípios com menor IDH do Estado. O prefeito Alexandre Lavepel ressalta a parceria como salutar para o desenvolvimento dos municípios. “É muito bom para os municípios ter o suporte do Estado. Sabemos que a educação do Estado precisa melhorar, de que precisamos mudar essa realidade. E somos prova de que o governador Flávio Dino está se empenhando e fazendo o máximo pela educação do Maranhão. Não somente pela educação, mas pelo crescimento geral de nosso Estado”, falou.
“Sabemos que a educação básica é dever do município, mas o governador Flávio Dino, com diversas ações, tem contribuído com os municípios, dando suporte na oferta deste e de muitos outros serviços”, afirmou o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema.
Além de 29 municípios integrantes do Plano ‘Mais IDH’, a parceria foi firmada, ainda, com Codó e Itapecuru como experiência de execução do programa em municípios de médio e grande porte. “Só temos a agradecer ao Governo do Estado por não estar medindo esforços para ajudar os municípios maranhenses. O Programa Avança é mais uma ação e nos ajudará a dar um grande passo na educação de nosso município, principalmente na zona rural”, enfatizou o prefeito de Codó, Francisco Nagib.
Os 31 municípios escolhidos para implantação do programa possuem as menores taxas de escolarização. São eles: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá Do Maranhão, Arame, Araioses, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Belo, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro, Satubinha, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Itapecuru Mirim e Codó.