Vereador Reginaldo do Posto cobra da prefeitura recuperação de estradas vicinais


Em forma de requerimento que foi aprovado unanimemente por seus pares do parlamento na última sessão ordinária da câmara,  o vereador Reginaldo do Posto (PRP) cobrou do prefeito municipal de Bacabal, pecuarista José Vieira Lins, a imediata recuperação com piçarramento das Estradas Vicinais que ligam os povoados Lagoa do Dico Eno, Barraca do Açude, Centro dos Tomés, Centro dos Corrêas – com saída pela Aldeia -, Centro dos Corrêas com extensão pelos povoados Sapucaia e Santa Cruz, com saída pela Aldeia, além do perímetro que liga o Distrito de Brejinho ao Centro dos Teles.

O vereador Reginaldo do Posto justificou sua proposição argumentando que "as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários a produção chegam às propriedades rurais."


O parlamentar popular socialista frisou  que "o estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível."


Arguiu ainda em sua justificativa que "o maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final. O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições das estradas."


Explicou que "a necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para centros urbanos. O deslocamento dessas populações até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias."

Frisou que "a conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida. No aspecto ambiental, a manutenção das estradas de terra esta ligada diretamente ao controle de erosão e perda de solo, a conservação e recuperação das áreas marginais as estradas, a diminuição do assoreamento de córregos e rios. Fatores estes que afetam a composição da paisagem local e a preservação do meio ambiente."

E garantiu que 'as comunidades dos povoados Lago do Dico Eno, Barraca do Açude, Centro dos Tomés, Centro dos Corrêas, Sapucaia, Santa Cruz, e Centro dos Teles merecem essa atenção."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem