Matéria do dia

Lourival Souza: Estudo inédito revela falta de habilitação de motociclistas e consequências para o trânsito no Brasil

Com a missão de estar “observando” a mobilidade no Brasil, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária publica hoje o estudo “Condução de...

Publicidade

Vereador Reginaldo do Posto cobra da prefeitura recuperação de estradas vicinais


Em forma de requerimento que foi aprovado unanimemente por seus pares do parlamento na última sessão ordinária da câmara,  o vereador Reginaldo do Posto (PRP) cobrou do prefeito municipal de Bacabal, pecuarista José Vieira Lins, a imediata recuperação com piçarramento das Estradas Vicinais que ligam os povoados Lagoa do Dico Eno, Barraca do Açude, Centro dos Tomés, Centro dos Corrêas – com saída pela Aldeia -, Centro dos Corrêas com extensão pelos povoados Sapucaia e Santa Cruz, com saída pela Aldeia, além do perímetro que liga o Distrito de Brejinho ao Centro dos Teles.

O vereador Reginaldo do Posto justificou sua proposição argumentando que "as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários a produção chegam às propriedades rurais."


O parlamentar popular socialista frisou  que "o estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível."


Arguiu ainda em sua justificativa que "o maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final. O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições das estradas."


Explicou que "a necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para centros urbanos. O deslocamento dessas populações até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias."

Frisou que "a conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida. No aspecto ambiental, a manutenção das estradas de terra esta ligada diretamente ao controle de erosão e perda de solo, a conservação e recuperação das áreas marginais as estradas, a diminuição do assoreamento de córregos e rios. Fatores estes que afetam a composição da paisagem local e a preservação do meio ambiente."

E garantiu que 'as comunidades dos povoados Lago do Dico Eno, Barraca do Açude, Centro dos Tomés, Centro dos Corrêas, Sapucaia, Santa Cruz, e Centro dos Teles merecem essa atenção."