Antônio Melo: De mocinho e bandido.


Resultado de imagem para antonio melo jornalistaPor Antônio Melo
Jornalista

Está foi uma semana atípica. Ou não.


O pedido do Supremo era para que a Câmara autorizasse abertura de inquérito contra o presidente da república e dois dos seus ministros. Mas o questionado relator do processo na comissão de constituição e justiça, o tucano Bonifácio de Andrade, enxergou outra coisa: um conluio entre o mp, a polícia federal e até setores da justiça.


Segundo Andrade, em seu vôo de inusitado saberjurídico, Michel Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco nada fizeram além de praticar a boa política. Portanto, são os mocinhos nessa historia. Já o STF (por ter aceitado a denúncia), o mp e a pf por terem investigado, são os bandidos.

Cabe ao plenário da Câmara, no conforto das emendas parlamentares, construir o final dessa história.

Cena 2 – Paulo Maluf foi uma invenção da ditadura, ganhando de presente o terceiro maior orçamento do país, a prefeitura de São Paulo. Sempre gostou de obras e de dinheiro. Desde aquela época tinha fama de ladrão e tocador de obras. Ninguém podia negar nenhuma das duas. Procurado pela Interpol, ao sair de um avião em aeroporto estrangeiro, seria preso. Foi ficando por aqui, que Deus do céu ajuda. Deus, não sei, mas que sempre teve umas ajudinha aqui da terra, isso teve. Mas nesta semana atípica, quando se avizinham seus 50 anos de vida pública, Maluf foi definitivamente condenado. Mas ainda ganhou um votinho favorável do ministro Marco Aurélio Melo que lhe garante ainda um artifício apelativo qualquer para não ir para a cadeia. Pelo menos por enquanto.
Sentado no plenário da CCJ da Câmara, envergando seu inconfundível sorriso, Maluf já avisou que voltará pelo arquivamento das denúncias contra Temer e seus ministros.

Faz sentido.

Cena 3 – Em votação apertada, o STF se redime (ponto de vista meu) da besteira que fez ao usurpar prerrogativas do Senado e afastar o senador Aécio Neves das suas funções. O golpe jurídico não se consumou, felizmente.

Cena 4 – A casa de Marcos Cláudio Lula da Silva, na cidade de Paulínea (SP) foi invadida quarta feira, 10, pela polícia à pretexto de que ali se consumiam drogas e haviam armas. Tudo foi revirado. Não havia nada. Marcos é filho do primeiro casamento de dona Marisa e foi adotado oficialmente por Lula. A polícia em questão, é de São Paulo, mas seu comandante em chefe, oficialmente, é o governador Geraldo Alckmin.

Bolsonaro – Aos 44 anos, em entrevista ao Câmara Aberta, da Tv Bandeirantes, (programa disponível no YouTube) em apenas 35 minutos, o então deputado e hoje presidenciável Jair Bolsonaro defendeu com vigor a tortura, o fechamento do congresso (ou seja, o fim da democracia), alardeou que o Brasil necessitava de uma guerra civil, mesmo provocando a morte de inocentes. Defendeu a necessidade de se matar pelo menos 30 mil pessoas, a quem considerou maus brasileiros, a começar por Fernando Henrique Cardoso, ent. Depois disso, no congresso, já justificou o estupro; em palestra insinuou a inferioridade das mulheres, se posicionou contra as minorias, principalmente negros, índios, quilombolas e homossexuais.


Realmente, é uma biografia de fazer inveja a qualquer tirano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem