Deputado Roberto Costa comemora aprovação de bonificação para alunos maranhenses na UFMA


O deputado Roberto Costa (PMDB-MA) subiu na tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a votação do Conselho Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que instituiu a bonificação para alunos do Maranhão.

A bonificação, de 20% na nota para ingresso qualificado de alunos que queiram se graduar em qualquer curso da UFMA independente do campus, é acrescida na nota final do ENEM. A Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, frente da qual o deputado Roberto Costa participou ativamente, foi presidida pelo deputado estadual Marco Aurélio e teve o apoio dos demais parlamentares da casa.

Para Costa, a mobilização levou a uma grande vitória, tanto para alunos quanto para seus familiares. “Todos os estudantes, de Chapadinha, de Bacabal, de Imperatriz, de todas as regiões do Maranhão têm o direito à bonificação. E isso vai garantir uma presença muito maior dos estudantes nos cursos da Universidade Federal do Maranhão, realizar sonhos de estudantes e de seus familiares”, disse. Roberto Costa agradeceu ainda ao deputado Marco Aurélio e aos deputados Bira do Pindaré e Wellington do Curso, integrantes da Frente Parlamentar.


A bonificação vale para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino médio e o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão. A medida visa diminuir a exclusão de estudantes maranhenses do processo de Seleção Unificada (Sisu), em contraste com a evasão de candidatos aprovados naturais de outros estados do país, após os primeiros períodos de graduação na UFMA. A medida vale a partir de 2018.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem