V Semana de Extensão de Bacabal aprimora conhecimentos de servidores das VTs de Bacabal, Pedreiras e Santa Inês


Juiz Paulo Fernando, coordenador da EJUD16, na abertura da semana, ao lado juiz Bruno Motejunas, titular da VT de Bacabal, e juíza Gabrielle Boumann

Juiz Paulo Mont'Alverne falou sobre "Aspectos Materiais da Reforma Trabalhista"

A V Semana de Extensão em Bacabal realizada na sede da VT, entre os dias 13 e 16 deste mês, pela Escola Judicial do Tribunal Regional da 16ª Região (EJUD16), promoveu o aprimoramento de conhecimentos práticos e teóricos dos servidores lotados nas Varas do Trabalho de Bacabal, Pedreiras e Santa Inês, contribuindo para o melhor desempenho das funções dos participantes. O tema central da semana foi a reforma trabalhista. Mas, também teve curso sobre português jurídico para minutas de despachos e sentenças.

Na avaliação de participantes, a semana foi extremamente positiva porque possibilitou aprofundar conhecimento sobre a reforma trabalhista e a troca de ideias e experiências entre as diferentes unidades jurisdicionais, estreitando os laços entre servidores.

O diretor da secretaria da Vara do Trabalho de Santa Inês, Efren Leite da Cruz Segudo, parabenizou a iniciativa da Escola Judicial em direcionar cursos de capacitação aos servidores lotados no interior, e destacou a maestria dos juízes do trabalho, no desenvolvimento do tema, "o Dr. Paulo Mont'Alverne Frota, Dra. Gabrielle Amando Boumann e Dra. Theanna de Alencar Borges, trouxeram um louvável viés prático com relação à temática da Reforma Trabalhista e seus aspectos materiais e processuais, para melhorar as rotinas das unidades", ressaltou.

Efren enalteceu ainda o treinamento “Português Jurídico para Minutas de Despachos e Sentenças”, ministrado pela juíza do trabalho substituta da 1ª Vara do Trabalho de São Luís Élbia Lídice Spenser Dowsley, “que mesmo em um curto espaço de tempo, permitiu aos servidores um momento de interação, respondendo algumas dúvidas”. Ele agradeceu à direção da EJUD16 em nome das Varas do Trabalho participantes.

A juíza do trabalho substituta Theanna de Alencar Borges, da 1ª Vara do Trabalho de Imperatriz, frisou a excelente atuação dos envolvidos com o trabalho da Escola Judicial do TRT 16, para que o evento tenha sido um sucesso, e fez considerações sobre a relevância do acontecimento. "Os temas debatidos foram de máxima utilidade para a realização da atividade prática dos servidores, que nem sempre podem participar das capacitações realizadas na capital, devido ao cansaço e outras necessidades pessoais, mas a interiorização dos cursos, é justamente para levar conhecimento onde está a demanda, para o constante aperfeiçoamento das jurisdições", declarou.

Programação - a juíza do trabalho substituta da 7ª VT de São Luís Gabrielle Amando Boumann falou o tema “Aspectos Processuais da Reforma Trabalhista”. “Aspectos Materiais da Reforma Trabalhista” foi ministrado pelo juiz titular da 7ª VT de São Luís, Paulo Mont'Alverne Frota. A juíza Theanna abordou o tema “Aspectos de Direito Coletivo da Reforma Trabalhista”, e a juíza Élbia fez o treinamento sobre português jurídico. Cada servidor recebeu certificado com carga horária de 30 horas para o Adicional de Qualificação (AQ).

Semana de Extensão - é uma iniciativa da EJUD16 voltada para propiciar a democratização do conhecimento, com a realização de atividades que desenvolvam a competência profissional dos servidores, descentralizando as capacitações da capital. Dessa forma, a EJUD16 torna acessível as mesmas oportunidades para servidores das demais jurisdições da Justiça do Trabalho no estado.

Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem