João Alberto saiu ileso e com ganhos políticos reais da guerra eleitoral em que o sarneysismo foi fulminado

Ribamar Cardoso, Repórter Tempo

João Alberto sobreviveu ileso e com ganhos reais em meio à catástrofe que atingiu o Grupo Sarney

De todos os líderes do Grupo Sarney, o senador João Alberto (MDB) foi único que sobreviveu à tsumani que praticamente dizimou o Grupo Sarney nas eleições de Domingo. O ex-presidente José Sarney (MDB) viu os dois filhos, Roseana Sarney (MDB) e Sarney Filho (PV), implacavelmente derrotados nas urnas, e o senador Edison Lobão (MDB) não conseguiu renovar o mandato nem viu aliados próximos – como Márcio Coutinho, candidato a deputado federal – conseguirem mandatos proporcionais.


O senador João Alberto, ao contrário, sobreviveu à catástrofe eleitoral intacto e com alguns ganhos, pois terá sua aposentadoria política carimbada no dia 31 de Dezembro sem o trauma violento de uma derrota acachapante, já que disputou votos e seu mandato expirará exatamente naquela data, garantindo que ele vá para casa com a sensação de que sairá da vida pública sem ser despachado.

Além disso, João Alberto caminha para a sua aposentadoria com sabor de vitória, com seu filho e herdeiro político, deputado federal João Marcelo (MDB), reeleito, e seu aliado de primeira hora, deputado estadual Roberto Costa (MDB), também. E pelo andar da carruagem, poderá, ainda, comemorar a reeleição do prefeito Edivan Brandão para a Prefeitura de Bacabal, cujo pleito suplementar será realizado no dia 27, juntamente com o segundo turno da eleição presidencial.

Um desfecho justo para um político vitorioso, que em cinquenta anos de vida pública foi deputado estadual, deputado federal, prefeito (Bacabal), vice-governador, governador e senador, e que em mais de uma dezena de eleições, só não foi vitorioso duas vezes, uma para deputado federal nos anos 70, e uma para prefeito de São Luís em 1992.

Portanto, se dedicará nos próximos dois meses a limpar as gavetas, certamente embalado por uma sensação de dever cumprido, já que não há mancha nem rasura ética na sua biografia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem