Em 04 proposições, vereador Professor Markim indica criação de "sala" para estudantes, aquisição de tomógrafo pelo Município, instalação de unidade de saúde animal, e requer asfalto para o Parque Bacabal. - Abel Carvalho

Matéria do Dia

Decreto proíbe a realização de eventos em Bacabal

  Assecom Bacabal, com, redação de Louremar Fernandes - O Decreto nº 742 da Prefeitura de Bacabal, proíbe a realização de qualquer tipo de ...

Portal da Poesia


Portal da Poesia Poema em primeira pessoa

Estou vivo, ainda.
Tantos já se foram, eu não.
Quantos desafios ainda terei se não morrer?

Perdi pai, irmãos Perdi mãe, Reencontrei amigos, Muitos também se foram.

Eu sigo, estou vivo. Até quando?

Quantos não estão mais aqui...
Quantos dias terei que caminhar...

Estou vivo ainda...
Não sei por quantos dias,
Por quanto tempo caminharei sem destino
Quanto tempo a vida me vagueará...

Quando nós nos conhecemos?
Porque sofremos?
Quantos dias teremos?

A vida é assim...
Quantos dias foram reais...

Às vezes se mira o impossível
A vida é apenas um conjunto de sonhos e quimeras
Nunca
Nunca será a esperada era
O longo caminho que Deus vocifera
A quilha
O limo
A nódoa infante
Não se pode ter sempre o que se quer
E se você não está aqui
Os dias são mais difíceis

Eu, coadjuvante na batalha,
Pereço como tantos que se foram,

Sem contar os dias vacilo em perene devaneio
Ano após ano
Me perco em um passado sem futuro,
Em dias,
Em noites,
Pensamentos obscuros...
Vagueio entre os medos
Que eu mesmo construí

Se escapar, então,
Sei que vou consegui distingui
O Céu do Inferno
Heróis de fantasmas
A vida do fim...

Abel Carvalho

Em 04 proposições, vereador Professor Markim indica criação de "sala" para estudantes, aquisição de tomógrafo pelo Município, instalação de unidade de saúde animal, e requer asfalto para o Parque Bacabal.

Share This
Assecom Câmara, com fotos de Wanderson Ricardo e redação de Abel Carvalho - Indicação do vereador Professor Markim (PSC) leva ao prefeito de Bacabal, Edvan Brandão de Farias (PDT), a demanda da instalação de uma 'sala do estudante', nas dependências da secretaria municipal de juventude. O parlamentar socialista cristão sugere que a sala do estudante deve ser dotada de computadores, impressoras e internet com Wi-Fi.
Na sua visão o benefício permitirá que o jovem estudante Bacabalense tenha maior acesso e mediação na expedição da Carteira Nacional de Estudante, e auxílio para o pagamento da taxa de expedição da referida carteira. Além disso, argui que pesquisa TIC Educação 2019 aponta que 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não têm computador ou tablet em casa e que nas escolas particulares, o índice é de 9%.
Os dados, avalia o vereador, mostram o cenário em que a educação entrou na pandemia em 2020 e indicam possível desafio no ensino remoto, montado às pressas quando houve necessidade de fechamento das escolas para evitar a propagação do Coronavírus. Mostram, ainda, que sem computadores e conexão à internet, é possível que os estudantes tenham dificuldade para acessar os conteúdos online, que têm substituído às aulas presenciais.
E acrescenta que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos, sendo que o desafio é equipar essas tecnologias efetivamente, de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem.
Em uma segunda Indicação o vereador Professor Markim solicita a Edvan Brandão de Farias que o mesmo promova a aquisição, via compra, de um aparelho de tomografia computadorizada para servir ao sistema de saúde pública do Município.
Explica ao prefeito que a Indicação leva em consideração o fato do sistema não contar com esse importante aparelho, ao mesmo tem que, em razão disso, mesmo que o município, em função de demandas urgentes, se utilize da prestação dos serviços privados - o que gera grande despesa - muitos bacabalenses são obrigados a se deslocar para outros municípios para ter acesso a essa tecnologia, o que resulta em transtornos e gastos para as nossas famílias.
Destaca o parlamentar que um aparelho de tomografia é utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano, permitindo o resultado com mais rapidez e diagnósticos precisos, e que com a aquisição e a sua instalação no Hospital Geral Maria do Socorro Brandão, zeraria a fila de espera, pois, a grande maioria dos usuários do SUS não possuem condições financeiras para fazer esse exame na rede particular.

Saúde animal
Em uma terceira Indicação o vereador Professor Markim solicita que o prefeito Edvan Brandão de Farias promova a imediata instalação de uma Unidade de Saúde Animal no Município. Ele frisa que o problema da saúde dos animais, além de humanitária, é questão de saúde pública e meio ambiente, e que  é necessário oferecer atendimento, principalmente aos animais da população carente e de baixa renda, evitando que algumas zoonoses possam contaminar pessoas que não têm acesso às clínicas particulares.
Diz, também, que uma Unidade deste modelo, se criada, será a responsável por planejar operacionalmente, formular, coordenar e acompanhar a execução e avaliação da política de bem-estar animal; efetuar o controle das populações de animais domésticos; promover medidas, para elaborar projetos e definir prioridades relativas à proteção dos animais do município, assim como, planejar e executar programas de recuperação, adoção e controle das populações de animais domésticos através de convênios ou outros instrumentos legais com organizações não governamentais, setor público e iniciativa privada.

Requerimento
Já, em Requerimento, Professor Markim solicita a melhoria urbana, com o imediato asfaltamento de todas as ruas do Parque Bacabal, explicando ser essa demanda uma solicitação dos moradores do Parque, e que a melhoria da estrutura de suas ruas proporcionará maior conforto e segurança para todos, pois há uma grande quantidade de buracos e a vias estão quase intransitáveis.
Explica que os moradores do Parque Bacabal, que fica ao lado da Rua Osvaldo Cruz, atrás do Colégio Reis Magos, enfrentam inúmeros transtornos com a falta de asfalto, e, o trabalho de reestruturação de suas ruas mudaria, especialmente no período chuvoso, a situação das enxurradas, quando as águas quase invadem as residências, deixando um rastro de lama e destruição e que a recuperação dessa infraestrutura é uma reivindicação antiga da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad