Lourival Souza: De cada dez atendimentos por acidente no SUS, oito são motociclista - Abel Carvalho

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Portal da Poesia Não sei

Quantas vezes terei que sonhar
Por quanto tempo ainda seguirei
Quantos anos a vida ainda me reserva
Não sei

Não sou tempo
Não sou centro
Sou apenas momento
Início
Meio
Fim

Se ontem sorrir contigo
Hoje te fiz sorrir
Mas antes te fiz infeliz

Vejo teus braços que me abraçam
Sinto teus beijos que me beijam
Sonho teu sonho que não quis

E vivo teu vício a cada noite
Com o açoite do sono que não vem

Brenham horas
Sonhos
Dias
Foge a paz que tu querias
Morre o tédio
Sob a guia
Sossega a ira na fotografia
Meio dia que eu queria
Mas que tu nunca quis

Não sei

Abel Carvalho

Lourival Souza: De cada dez atendimentos por acidente no SUS, oito são motociclista

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Lourival Souza, engenheiro - A cada dez atendimentos por acidente de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são motociclistas. Segundo dados do Ministério a faixa etária mais acometida são os jovens entre 20 e 39 anos. Os números fazem parte da pesquisa VIVA Inquérito 2017, realizada a cada três anos pela pasta.
Em 2018, os acidentes de trânsito causaram 183,4 mil internações que custaram R$ 265 milhões ao SUS. No ano anterior, o número de internações foi 181,2 mil ao custo de R$ 259 milhões, sendo que mais de 50% das internações envolveram motociclistas.
O ministério também desenvolve, desde 2010, uma ação nos pontos com maiores problemas, principalmente no que se refere a mistura de “álcool e direção” e à velocidade excessiva e/ou inadequada.
O Projeto Vida no Trânsito é realizado em parceria com municípios e ressalta a importância da articulação do setor saúde com o trânsito no cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro nos componentes da vigilância (informação qualificada, monitoramento das lesões e mortes e fatores de risco), prevenção e cuidado pré-hospitalar, hospitalar e de reabilitação ofertado às vítimas. Fonte: https://portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

FROTA DE VEÍCULOS NO BRASIL, NO MARANHÃO E EM SÃO LUIS EM NOVEMBRO/19
LOCAL
TOTAL
AUTOMÓVEIS
MOTOCICLETAS E MOTONETAS
BRASIL
104.413.498


56.468.583


27.644.541
(26,48%)
MA
1.769.697


454.756

               
           
1.056.004

(59,67%)
SÃO LUIS
416.679



208.895


122.13
5(29,31%)
Fonte: DENATRAN

TOYOTA SE TRANSFORMA DE MONTADORA DE VEÍCULOS EM EMPRESA DE MOBILIDADE.
Carro ainda é sonho de consumo? Cada vez menos. Uma pesquisa da Deloitte revelou que, no Brasil, 55% das pessoas que usam serviços de carro compartilhado dão de ombros para a suposta necessidade de ter um carro próprio. E essa porcentagem sobe para 62% quando se trata das gerações Y (nascidos a partir dos anos 1980) e Z (entre 1990 e 2010). Outro estudo, da consultoria Frost & Sullivan, mostrou que, em todo o mundo, mais de 7 milhões de pessoas usam algum tipo de compartilhamento – e a tendência é de que, até 2025, esse número suba para 25 milhões.
São evidências que não passaram despercebidas pela indústria automobilística. Muita gente está descobrindo as vantagens de apenas pagar pelo uso do carro em vez de comprar um – lembrando que a aquisição, além do alto valor da compra, implica custos frequentes com manutenção periódica, seguro, impostos anuais...

Mas como lidar com essa nova realidade, uma vez que o modelo de negócio da indústria se baseia exatamente na venda de veículos?
A Toyota saiu na frente. Compreendeu a tendência de comportamento de seus clientes e está buscando oferecer novas alternativas de mobilidade. Nessa linha de ação, lançou em setembro um serviço próprio de aluguel de carros, a plataforma Toyota Mobility Services, que permite a reserva sob demanda de veículos da montadora por meio de um aplicativo. Fonte: http://www.cesvibrasil.com.br

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